08 abril 2011

{Diário da Obra} Do papel ao ‘concreto’: Mãos a Obra!

Neste relato do {Diário da Obra}, passamos da definição do projeto e vamos agora a execução, a obra propriamente. Ninguém duvida dos benefícios de contratar um profissional para tocar a construção ou a reforma da casa - isso garante um projeto adequado às necessidades da família, o cumprimento de cronogramas e a execução de acordo com o planejado. Para decidir que tarefas contratar, você precisa estar por dentro dos processos da construção, ou seja, do passo-a-passo da obra. O profissional pode auxiliá-lo desde o momento da compra do terreno, por exemplo, até a hora de escolher os materiais - tudo depende da formação dele e da estrutura que o escritório tem a oferecer. Por isso, solicite ao arquiteto ou ao engenheiro uma lista dos serviços que ele costuma efetuar.

Aposte no contrato: esse é o compromisso entre você e os profissionais envolvidos na obra e, por isso, deve ser muito claro. Começando pelo escopo do trabalho, que se for bem detalhado garante a precisão do valor e do resultado da obra. Sugiro que o documento especifique (além dos serviços a serem executados) também aquilo que o arquiteto ou o engenheiro não fornece - e, se fornecer, qual será o custo estimado.

No meu caso, sabendo das minhas limitações físicas – estando gestante – e portanto, com meu cronograma para entrega da reforma extremamente enxuto, optei em contratar uma engenheira civil para executar o meu projeto, coordenar os projetos complementares (luminotécnica, áudio e vídeo, vidraçaria, marmoraria, gesso e marcenaria) e administrar a obra como um todo. Desse trabalho fazem parte as compras e o recebimento dos materiais da reforma, a mediação dos fornecedores e prestadores de serviço que contratei diretamente para os projetos complementares e o acompanhamento da sua execução.

Gerir uma obra do princípio ao fim, não é uma tarefa fácil, é preciso tempo para se dedicar e acompanhar de perto, estar disponível invariavelmente para contornar contratempos, rever etapas, conclui-las enfim. E mais importante de tudo isso, otimizar: Time is Money mesmo em uma obra, seja de grande ou pequeno porte! Analise custo x benefício com o máximo de imparcialidade possível, reflita a médio e longo prazo a respeito do seu fluxo de caixa e verifique o quanto vale o investimento.


Escopo preliminar dos serviços que contratei para a reforma

Um comentário:

  1. oooooiiiiiii!!!!
    gravida e com obra...sou "louca"
    rsrsrsrsrs

    bjos..ta linda na fotinho do twitter!!!
    saudades de fofocar!!!

    bjokas

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails